A contratação temporária de médicos hematologistas para o MT-Hemocentro, por meio de Processo Seletivo Simplificado, foi autorizada pelo secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio. A portaria, que autoriza a realização do processo seletivo e constitui a comissão responsável pela seleção dos candidatos, foi publicada no Diário Oficial do Estado.
O edital do Processo Seletivo Simplificado, que irá oferecer quatro vagas para médico hematologista, além de cadastro de reserva, deverá ser publicado na próxima semana, apontando os prazos de inscrições e também como se dará a seleção dos candidatos.
Atualmente, o MT-Hemocentro possui três médicos hematologistas, sendo que dois estão afastados por 60 dias devido a questões médicas. A hematologia é a especialidade médica que estuda as doenças que envolvem o sistema hematopoético, ou seja, tecidos e órgãos responsáveis pela proliferação, maturação e destruição das células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). A hemotologia também estuda os distúrbios de coagulação que envolvem substâncias contidas no plasma.
Atualmente, o MT-Hemocentro possui aproximadamente 2 mil pacientes cadastrados portadores de doenças hematológicas, como anemia falciforme, hemofilia A e B e Doença de Gaucher, e que precisam receber doações de sangue frequentes.
No total, 90.160 candidatos à doação estão cadastrados no MT-Hemocentro. Destes, 51.977 são homens e 38.183 são mulheres. Durante todo o ano de 2014 foram coletadas 13.463 bolsas de sangue. Em 2015, até o mês de março, o número de bolsas coletadas já chegava a 5.449.
O MT-Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Já a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) atende de segunda a sábado, incluindo os feriados, das 7h às 18h30.