O sistema Faixa Verde retornará as avenidas do centro, a partir deste ano. As empresas interessadas em participar da licitação podem retirar o formulário no site da prefeitura. Segundo o edital, o tipo de licitação é de “maior oferta para concessão na modalidade comum, da implantação, operação, manutenção e do gerenciamento do serviço de estacionamento público rotativa nas vias, parques municipais e logradouros públicos”. O prazo de concessão é de 20 anos (ou 240 meses) não prorrogáveis. Também poderão participar empresas em regime de consórcio.
Inicialmente serão oferecidas 1,5 mil vagas de estacionamento: 1,2 mil para automóveis e 300 para motocicletas. São 300 vagas a mais em relação ao antigo sistema que foi suspenso em 2012 depois que foi extinto o contrato de concessão, à época sob responsabilidade da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O valor da tarifa, por hora, será de R$ 2,50 para automóveis e de R$ 1,50 para motocicletas (com período mínimo de 30 minutos, pagando o valor proporcional), e o funcionamento será de segunda à sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 13h.
As tarifas do Faixa Verde serão reajustadas anualmente por resolução da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).