O empresário do ramo de mineração, Filadelfo dos Reis Dias, 58 anos, se apresentou, esta tarde, na Delegacia de Capturas, em Cuiabá, acompanhado de seus advogados. Ele era considerado foragido desde o dia 17 deste mês, quando o desembargador Rondon Bassil Dower Filho cassou a liminar que havia relaxado sua prisão. Filadelfo é acusado de tentativa de homicídio contra o ex-sócio Valdinei Mauro de Souza e Wanderley Fachetti Torres.
Ele era procurado em todos os estados desde que foi novamente decretado mandado de prisão em seu desfavor. O crime foi praticado no dia 12 de abril de 2012 e as vítimas só sobreviveram porque estavam em uma Toyota Hillux blindada que foi alvejada por 23 tiros. Filadelfo chegou a ser preso no dia 24 de março pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) durante a operação Tentáculos, deflagrada em parceria com a Polícia Civil.
O mandado de prisão contra o empresário, dono do Grupo Dias, que atua no ramo de saneamento e mineração em vários estados brasileiros foi expedido pelo juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande, Abel Balbino Guimarães. Outros sete acusados também foram alvos dos mandados de prisão entre eles, o diretor financeiro de suas empresas, Marcelo Massaru Takahashi, 35 anos, que também conseguiu habeas corpus e continua livre.