A ordem de serviço para retomadas das obras de contenção do Morro do Despraiado foi assinada pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid). A partir de agora, a empresa responsável já está legalmente autorizada a reiniciar os trabalhos. Os valores para pagamento da construtora já estão reservados junto ao orçamento da Secretaria.
Orçada em R$ 1,9 milhão, a obra foi iniciada em outubro do ano passado e já conta com 63,1% de seu total executado. Conforme o projeto, os serviços que estão sendo realizados no local compreendem a técnica de retaludamento, que consiste no corte da estrutura para evitar deslizamentos. A expectativa é de que os trabalhos sejam conclusos em cinco meses.
Dos serviços que ainda serão desenvolvidos pela empresa está a conclusão das demolições dos imóveis existentes no local, serviços de concretagem, hidrossemeadura, de paisagismo e urbanismo. Na região, dez famílias foram desapropriadas. As indenizações totalizaram R$ 2,8 milhões e os últimos moradores deixaram o local em abril deste ano.
No que diz respeito às fiscalizações da obra, a Secid reforça que os trabalhos serão rígidos em relação ao cumprimento do cronograma. Além disso, os atrasos junto à obra serão objeto de notificação e multas.
Em relação ao trânsito, a necessidade dos desvios deve ser analisada pela empresa responsável pela obra e comunicada à Secid, que solicitará as intervenções para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (SMMU).
Além do retaludamento no Morro do Despraiado, outras 12 obras de mobilidade urbana referentes à Copa do Mundo também serão retomadas e entregues à população ainda este ano. O processo para reinício das construções foi coordenado pela Secid, em conjunto com as Secretarias de Fazenda (Sefaz), Planejamento (Seplan) e Casa Civil.