A empresa contratada pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para elaborar laudos de segurança de 13 viadutos e trincheiras construídos em Cuiabá e Várzea Grande também vai entregar manuais de manutenção dessas obras. Foi o que anunciou, hoje, em reunião na sede da pasta, o diretor da empresa contratada, professor Pedro Afonso de Oliveira Almeida. Segundo ele, os laudos não ficarão apenas na análise e execução dos projetos. A vistoria técnica também realizará exames físicos, com extração de amostras de concreto e aço. A avaliação das obras por empresa independente foi determinada pelo TCE-MT.
O diagnóstico final de cada obra informará se inexiste problemas estruturais ou, no caso de falhas, qual será a solução: redução da carga limite, reforço da estrutura ou demolição. A empresa Laboratórios de Sistemas Estruturais Engenharia é especialista em trabalhos desse tipo e atua desde o início dos anos 2000, realizando trabalhos no Brasil e em outros países. O diretor Pedro Almeida é professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Segundo ele, a vistoria será completa.
A apresentação da metodologia e plano de trabalho foi feita na sede da Secopa para o conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT) e representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), dos Ministérios Públicos estadual e federal, da Controladoria Geral da União (CGU), da Auditoria Geral do Estado (AGE), do DNIT e diretores da própria Secopa. A reunião foi organizada pelo secretário de Estado Maurício Guimarães. O conselheiro Antonio Joaquim ficou satisfeito com a apresentação e reconheceu o esforço do secretário para atender a determinação do TCE.
Conforme o professor Pedro Almeida, serão instalados sensores em todas as obras, para a realização dos testes de desempenho. Além das equipes de campo, serão feitas análises das amostras em laboratório na sede da empresa, em São Paulo. O trabalho será realizado em prazo de 90 dias. A primeira vistoria já começou na trincheira do Santa Rosa.
O conselheiro Antonio Joaquim foi informado durante a reunião que a Secopa já iniciou as obras de contenção da encosta no morro às margens do viaduto do Despraiado. Segundo o secretário Maurício Guimarães, as obras começaram na quinta-feira da semana passada. Essa providência também foi determinada pelo TCE.