PUBLICIDADE

Cuiabá: desapropriações de casarões dará continuidade a projeto de revitalização

PUBLICIDADE

Será concluído nos próximos dias os estudos para definir os valores a serem pagos pelas desapropriações de 35 construções antigas, localizadas no bairro do Porto. Os imóveis, na maioria casarões, são tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e estão incluídas no projeto Porto Cuiabá, que vai revitalizar a área histórica da capital mato-grossense.

Segundo o procurador-geral, Rogério Gallo, as construções estão muito deterioradas e serão reformadas dentro dos padrões definidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Após as reformas, elas serão utilizadas para promover e preservar a cultura cuiabana, principalmente o artesanato e a culinária, além de outras manifestações artísticas. “Dentro de mais ou menos 20 dias os estudos estarão concluídos”, acredita Gallo, acrescentando que não haverá atrasos no andamento das obras de revitalização, pois as desapropriações e reforma dos casarões fazem parte da segunda etapa do projeto.

A primeira etapa, que está sendo executada atualmente, consiste na execução do calçamento na orla do rio. Ele explicou ainda que a revitalização do bairro do Porto é uma determinação do prefeito Mauro Mendes, para que a população volte a olhar para o rio Cuiabá como o verdadeiro patrimônio da Capital mato-grossense. “A população não pode mais ficar de costas para o rio Cuiabá”.

O projeto Porto Cuiabá está sendo implantado em um trecho de 1.350m de extensão, orçado em R$ 28 milhões e após sua conclusão, irá dar uma nova área de lazer para a população e aos turistas. Ele terá entre outros equipamentos, uma pista de caminhada, área de contemplação, bares, restaurantes e academias ao ar-livre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE