O delegado Márcio Pieroni retorna e assume o Centro Integrado de Segurança e Cidadania do Planalto (Cisc). A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) deu parecer favorável ao retorno de Pieroni ao cargo de delegado na semana passada. Ele estava afastado da função pública desde 9 de maio de 2011, quando foi preso pela Polícia Federal.
Protocolado na Polícia Civil em 16 de fevereiro, o pedido de retorno ao cargo foi remetido à PGE para avaliar se existia algum tipo de impeditivo legal que impossibilitasse a Pieroni assumir uma delegacia em Mato Grosso.
Pieroni passou sete meses preso a pedido do Ministério Público Federal, que o acusou, juntamente com o empresário Josino Pereira Guimarães e outras três pessoas, de se associar com intuito de cometer vários crimes para tentar tumultuar o processo que Josino respondia como mandante do assassinato do juiz Leopoldino Marques do Amaral.
Pelos crimes, ele foi condenado pela Justiça Federal a 17 anos de reclusão, mais três anos e quatro meses de detenção, em regime inicialmente fechado, além da perda do cargo de delegado.