A pedido do conselho de representantes das carreiras da Advocacia Pública Federal no Estado de Mato Grosso, o Crea-MT coordenará uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) no prédio da Gerência Executiva do INSS, localizado na avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá. O objetivo é de verificar as instalações físicas do prédio que segundo os trabalhadores do local apresentam riscos à saúde e à vida dos mesmos.
Segundo levantamento realizado pelos procuradores federais em abril deste ano, foram constatados, desde o grave incêndio do ano de 2008 que afetou dois dos 17 andares, reiterados casos de princípios de incêndio, curtos circuitos, queima e superaquecimento de disjuntores e reatores com propagação de fumaça e de odor de queimado, alagamentos de até oito andares com afetação da estrutura elétrica pela não existência de tomadas, entre ouros apontamentos.
Segundo os representantes do Crea-MT, Givaldo Dias Campos, Archimedes Pereira Lima Neto e Helmut Flávio Daltro, que estiveram reunião realizada nessa terça-feira, 29, no prédio do INSS, o Conselho organizará a Fiscalização e apresentará os relatórios técnicos necessários para que a Advocacia Pública Federal possa tomar as providências necessárias.
O encontro realizado em prestígio ao 2º Dia Nacional de Mobilização Nacional de Advertência, replicado em todo país, reuniu diversos órgãos mato-grossenses mobilizando e sensibilizando a sociedade civil e instituições sobre as deficiências nas condições de trabalho oferecidas aos membros da Advocacia-Geral, com foco na precariedade do local de trabalho da Procuradoria-Federal.