As obras de contenção de encosta de morro com risco de deslizamento, localizado às margens do viaduto do Despraiado, em Cuiabá, serão iniciadas em cerca de 20 dias ou tão logo a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) receba a emissão de posse de alguns imóveis que já foram desapropriados. Por hora, as atividades são de preparação do canteiro de obras, informou o secretário Maurício Guimarães, ao conselheiro Antônio Joaquim.
Essa obra faz parte do rol de providências emergenciais determinadas pelo conselheiro em medida cautelar homologada pelo TCE. "É preciso reconhecer e destacar que o governador Silval Barbosa e o secretário Maurício Guimarães foram em busca das soluções cobradas pelo Tribunal de Contas", disse o conselheiro. "Esse tipo de harmonia interessa a todos e, principalmente, traz segurança e tranquilidade para a população".
Por meio de ofício, o secretário informou que já determinou o depósito judicial das desapropriações de nove imóveis e que apenas cinco deles ainda estão habitados. Disse também que na terça-feira (9) expediu a ordem de serviço para a empreiteira vencedora da licitação, realizada no começo deste ano. A obra de contenção não estava prevista no projeto original e foi recomendada pelo TCE – MT.
Segundo o conselheiro Antonio Joaquim, esse caso exigia uma resposta imediata do Governo do Estado, pois as obras têm que ser executadas antes do período de chuvas. "Não podemos esquecer que no ano passado houve deslizamento no local".