O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, e a primeira dama e presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU), arquiteta Adriana Bussiki Santos, lançaram ontem, no final da tarde, a campanha Natal Criança Feliz. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação(SME) e reuniu diretores de escolas e creches, doadores de presentes, secretários e convidados em geral. A programação incluiu várias apresentações culturais, além da premiação das escolas que coletaram o maior número de garrafas pet para a decoração de Natal de Prefeitura.
Pelo quinto ano consecutivo, essa campanha, sob a liderança da primeira dama Adriana Bussiki, está garantindo brinquedos às crianças das escolas e creches da rede municipal. No lançamento, o prefeito falou do significado do presente, especialmente para as crianças, e destacou que mais importante que receber ou dar presentes é voltar o pensamente e o coração em Jesus, a razão principal da celebração do Natal.
Nesses cinco anos de campanha, observou Santos, foram arrecadados e distribuídos cerca de 500 mil brinquedos. "Parabéns Adriana e os parceiros que todos os anos contribuem doando presentes", completou. Aos mais de 100 diretores de escolas e creches, Wilson Santos externou sua satisfação pelo sucesso do projeto Escola de Tempo Integral, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, que está se tornando referência. E ainda, pelo troféu que Cuiabá recebeu por ser escolhida como a melhor experiência do país no combate à discriminação e desigualdade racial. Ele lembrou que Cuiabá é a primeira capital a estudar a história do continente africano, ou seja, discutir e combater a desigualdade racial.
Adriana Bussiki lembrou que mesmo com todas as dificuldades na busca de parceiros e na arrecadação e distribuição dos brinquedos, a Prefeitura vem assegurando um presente de Natal para cada criança de escola e creche da Prefeitura. "Como sabemos que para muitas dessas crianças o presente que entregamos será único que receberão, podemos avaliar a importância dessa campanha", completou.
A primeira dama agradeceu aos parceiros que doaram presentes, aos secretários de Educação e Assistência Social, Carlos Nascimento e Celcita Pinheiro, servidores e voluntários que trabalham na organização e arrecadação dos brinquedos. Os diretores de escolas e creches, Adriana Bussiki, que todos os anos participam da distribuição, ela agradeceu e os conclamou para mais um ano de trabalho para fazer com que os brinquedos cheguem não mãos e façam a alegria dos alunos. Este ano, a distribuição começa no dia próximo dia 14, pelas escolas e creches da região Norte. Nos três dias seguintes(15,16 e 17-12) serão levados às unidades escolas e creches das regiões Sul, Leste e Oeste, respectivamente.