O Tribunal do Júri da Comarca de Cuiabá realizará entre os dias 20 e 30 de setembro, nove julgamentos de acusados de cometerem crimes contra a vida. Entre os casos de maior repercussão está o homicídio de um homossexual, que teria sido assassinado após discussão sobre um programa. Os julgamentos serão presididos pela juíza titular da Primeira Vara Criminal, Mônica Catarina Perri Siqueira. Ao todo, o Tribunal do Júri de Cuiabá realizará 14 julgamentos em setembro, somados a outros cinco processos julgados entre os dias 2 e 9 do corrente mês.
Os julgamentos ocorrerão no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá, com início às 13h30. O primeiro deles, realizado hoje, se refere a uma tentativa de homicídio praticada por Juciney Juliano de Aquino contra Carlos Eduardo de Alencar.
No próximo dia 26, Zenilson dos Santos Silva, acusado de homicídio, será julgado. Os autos informam que o fato ocorreu no mês de abril de 2003, por volta das 00h30, no Bairro do Porto, em Cuiabá. Após um desentendimento dentro do veículo do acusado, que teria se recusado a pagar o programa realizado, este teria disparado duas vezes contra a vítima identificada como Wantuyir Leite da Silva, vulgo Samara, de 23 anos.
Outro caso que chama a atenção é um homicídio ocorrido no dia 24 de novembro de 2003, por volta das 2 horas, no Bairro da Lixeira, em Cuiabá. A vítima José Luiz Carvalho de Andrade foi atingida por três disparos e faleceu no hospital. Segundo os autos, dias antes do crime, o acusado Lair Pereira Pinto teria se envolvido em discussão em um bar e sido perseguido por um grupo de homens liderado pela vítima. O acusado se escondeu, contudo a mãe deste teria sido agredida pelo grupo. No referido dia, Lair se encontrou com a vítima, que após nova discussão foi alvejada na cabeça, ombro e mão, não resistindo aos ferimentos.