Quatro novas frentes de trabalho ligadas ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já foram confirmadas para o início deste ano – viadutos MT-040, Sefaz e as vias permanentes da avenida XV de Novembro e João Ponce de Arruda. Considerando o viaduto da UFMT e a trincheira da FEB que já estão em andamento, Cuiabá e Várzea Grande somarão seis pontos em obras para implantação do metrô de superfície.
“Já temos 650 pessoas atuando nas obras do VLT, número que deverá subir para 4 mil ao longo do ano de 2013. Estamos adotando todas as providências necessárias para cumprir o cronograma e minimizar os transtornos no trânsito em decorrência das interdições”, disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.
De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander de Souza, as obras de mobilidade continuam dentro do cronograma e 2013 será um ano de inaugurações.
No sábado (30 de dezembro), acompanhado pelo secretário da Secopa, Maurício Guimarães, e pelo ex-secretário de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, Alysson realizou uma vistoria nas obras da Capital. “Este será um ano decisivo para as obras da Copa. Até dezembro vamos entregar 80% de todo o planejado”, afirmou.
Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.
Ao longo dos 22,2 quilômetros de trajeto do VLT serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos.