As obras do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) estão em ritmo acelerado com entrega prevista para o segundo semestre deste ano. O local será uma extensão do atual Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e é um dos mais importantes legados da Copa para área da Segurança Pública.
O CICCR estará em funcionamento nas 12 cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo, como uma das exigências da FIFA. Sua principal função é dar suporte às operações de segurança, sendo uma importante conexão desde a tomada de decisão em nível nacional até a resposta operacional de segurança.
O local irá coordenar as atividades de planejamento, táticas e operacionais de respostas às ocorrências de interesse dos grandes eventos. Além disso, é o Centro que vai assegurar o fluxo de informação de interesse nacional para o governo federal.
O local será composto por 25 instituições parceiras sendo elas municipais, estaduais e federais que trabalharão em conjunto na tomada de decisões nas ocorrências específicas relacionadas ao evento esportivo.
Com o CICCR a segurança aumentará a infraestrutura das operações, das redes, aquisição de tecnologia para georreferenciamento de eventos e ocorrências, soluções de videoconferência e radiocomunicação, além do aumento do serviço de atendimento, despacho, e aquisição de pelo menos 300 novas câmeras com tecnologia HD para o videomonitoramento urbano. "Com a instalação das novas câmeras teremos 100% das regiões de Cuiabá e Várzea Grande abrangidas", destacou o coordenador do Ciosp, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza.
Também está prevista, para complementar o trabalho do CICCR, a entrega de duas unidades do Centro Integrado de Controle e Comando Móvel (CICCM) e uma Plataforma de Observação Elevada (POE). "O Centro Móvel irá atuar em ocorrências específicas em locais que não tenham cobertura do CICCR. Já a Plataforma é uma viatura equipada com tecnologias que irá atuar de forma preventiva em locais pré-determinados. Essas são mais duas ferramentas de apoio às atividades do CICCR", explicou o coordenador do Ciosp, lembrando que os dois investimentos devem ser entregues no segundo semestre deste ano.