Os bancários realizam, hoje, um dia nacional de luta contra as demissões em massa no banco Santander. Em Cuiabá, as paralisações serão nas agências Pedro Celestino e da Praça Alencastro, no centro, durante todo dia. Com faixas, cartazes e carro de som, os trabalhadores paralisam agências e centro administrativos e protestam contra a falta de respeito do banco espanhol com o Brasil e os brasileiros.
Uma carta aberta está sendo entregue aos clientes e usuários do banco, denunciando as dispensas e pedindo apoio e solidariedade para a luta dos bancários, visando suspender as demissões, a exemplo da liminar concedida pelo TRT-SP no último dia 6 ao Sindicato dos Bancários de São Paulo. O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) se reuniu com o superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Valdiney Antônio de Arruda, nesta segunda-feira (17) e solicitou ao superintendente a participação do órgão na luta contra as demissões em massa do Santander.
A instituição desligou 1.280 empregados nos primeiros dias de dezembro em todo país. A lista foi enviada na última sexta-feira (14) pelos advogados do banco para a Confederação dos Trabalhadores do Ramo financeiro (Contraf-CUT), após determinação feita pela procuradora regional do Trabalho da 10ª Região do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ana Cristina Tostes Ribeiro, durante audiência de mediação realizada na quarta-feira (12), em Brasília.