PUBLICIDADE

Cuiabá: autoridades discutem prevenção de torturas no Estado

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso sedia nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), o “Seminário: Socialização de informações e articulação de rede para prevenir, apurar e combater torturas”. O evento será realizado no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá, ao lado do Fórum.

De acordo com a programação, o inicio do evento está previsto para as 19h desta quinta-feira. Para quem ainda não se inscreveu e tem interesse em participar das discussões, um pouco antes da abertura, a partir das 16h, uma equipe da Secretaria Executiva dos Conselhos estará à disposição no local do evento.

Após a cerimônia de abertura, haverá a palestra “Nivelamento de informações sobre conceitos e mecanismos de prevenção, apuração e combate à tortura”. O tema será abordado pela coordenadora geral de combate à tortura da Secretaria de Direitos Humanos, Ana Paula Diniz de Mello Moreira. A mediação dos debates ficará a cargo do defensor público Roberto Tadeu Vaz Curvo.

Na sexta-feira, a abertura dos trabalhos está prevista para as 8h. Na sequência, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri; o corregedor-geral do Ministério Público, procurador de Justiça Mauro Viveiros; o defensor público geral, Djalma Sabo Mendes; e o deputado estadual Emanuel Pinheiro vão falar sobre os desafios, metas e realizações das instituições sobre o tema. Os debates serão mediados pelo teólogo Teobaldo Witter.

Ainda no período da manhã, também serão discutidos os desafios, metas e realizações em relação ao tema no que se refere à saúde, sistema prisional, sistema socioeducativo e na Polícia Militar. O Ouvidor Geral de Policia e Presidente do CDDPH/MT, Teobaldo Witter, destaca que, infelizmente, torturas ainda ocorrem.

“Elas acontecem, onde há pessoas privadas de liberdade em cadeias públicas, delegacias, prisões, em abrigos e instalações mantidas por órgãos e entidades. Queremos, com o seminário, unir forças para prevenir tortura. E celebrar compromissos conjuntos de superar a impunidade em relação à sua prática”, ressaltou.

Conforme a programação, no período da tarde os trabalhos serão retomados às 14h. O promotor de Justiça Célio Wilson de Oliveira fará a mediação dos debates que reunirá na mesa de discussão Alceu Muniz de Ábila (CPPAD) e Luiz Fernando (Corregedoria da Polícia Civil). Ás 15h45, as discussões terão continuidade e às 18h ocorrerá a assinatura de um termo de compromisso voltado à articulação institucional.

O seminário é uma realização da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos em parceria com o Ministério Público Estadual e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...
PUBLICIDADE