O novo aparelho de radiografia adquirido pela Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) para atender os pacientes do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) não está funcionando. Após uma semana de utilização, o aparelho apresentou problemas e saiu de funcionamento. A diretora administrativa do HSPMC, Iracema Alencar estranha que em apenas uma semana a máquina, que ainda está no período de garantia e foi devidamente testada antes de entrar em funcionamento, tenha quebrado. “Não descartamos a hipótese de sabotagem”, explica.
Para atender os pacientes que necessitam do exame, o HSPMC dispõe de três máquinas móveis de menor porte. Caso haja necessidade, os mesmos voltarão a ser encaminhados para a policlínica do Verdão. Adquirida no dia 28 de agosto, a máquina Philips Plus 500 VMI com gerador de alta frequência custou R$ 72 mil e entrou em funcionamento no sábado (5), após serem realizados todos os testes necessários para o seu pleno funcionamento. Exatamente uma semana depois, o aparelho não está mais funcionando. A diretoria já solicitou a manutenção do equipamento e aguarda o laudo técnico da empresa para tomar as providências necessárias.
Prejuízo – Mensalmente são realizados cerca de 11 mil exames de raios-X no HSPMC. Devido a alta demanda, a máquina que atendia as cerca de 24 mil pessoas vindas de todo o Mato Grosso e até estados vizinhos quebrou e, durante o mês de agosto, os pacientes que necessitavam do exame de radiografia estavam sendo encaminhados para a Policlínica Verdão.
Após o estudo de viabilidade e as negociações imediatas para a aquisição de um novo aparelho, a SMS optou por um equipamento cuja manutenção técnica pudesse ser realizada dentro do município, garantindo mais agilidade ao serviço prestado à população.