A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou uma nova opção de internet banda larga, na modalidade 4G, para Cuiabá. A Capital está entre os 90 municípios contemplados no país, com viabilidade técnica para a entrada em operação do sinal de banda larga móvel na faixa de 700 Megahertz (MHz). A tecnologia é uma das mais avançadas na modalidade 4G e oferece velocidade mais rápida, melhor propagação do sinal, e que funciona bem até mesmo em ambientes fechados.
No entanto, o serviço de 4G que opera na faixa de 700 MHz está muito próximo das frequências usadas pela TV aberta. Isto pode causar interferência na recepção do sinal da TV. As mais comuns são congelamentos de imagem e estalos no som. Para que a cidade consiga a autorização para começar a operar na faixa precisa realizar uma campanha de mitigação preventiva, na qual a população será informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta.
Ocorrendo a suspeita de interferência, os usuários poderão entrar em contato com a TV Perfeita, que é uma instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. O período de mitigação dura em média 30 dias. Após este processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz.