Vendedores ambulantes que ocupam o canteiro central da avenida das Palmeiras, no bairro Jardim Imperial, têm até o dia 30 deste mês para deixar o local. O uso da área é considerado irregular, por se tratar de uma área verde. A medida atende a uma determinação da Promotoria de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, que se estende também a praças e calçadas dos bairros Jardim Universitário, Recanto dos Pássaros e Parque Universitário.
Os comerciantes já foram notificados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, conforme o inquérito civil público instaurado pelo promotor Carlos Eduardo Silva, a solicitação de retirada foi feita por moradores devido a necessidade de desobstrução das vias para circulação de veículos, perturbação, danos ao meio ambiente e segurança do pedestre.
No início deste mês a Associação dos Vendedores Ambulantes da Avenida das Palmeiras firmou uma parceria com o Grupo de União e Consciência Negra do Estado de Mato Grosso (Grucon), para que sejam transferidos para a área externa da instituição e, em contrapartida, contribuirão para a manutenção do espaço.
O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, explica que foi disponibilizada uma autorização especial para que os comerciantes possam trabalhar regularmente. “A mudança contribuirá para que a Avenida fique limpa e preservada, além de dar maior visibilidade para bairro, criando um centro gastronômico na região. Procuramos resolver a questão de uma forma que não os prejudicassem e acredito que não teremos problemas futuros”.
A área a ser ocupada pelos ambulantes passará por limpeza e quatro postes de iluminação serão instalados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O prazo concedido para transferência não será prorrogado.