PUBLICIDADE

Cuiabá: ação preventiva orienta crianças e adultos sobre perigos na hora de soltar pipas

PUBLICIDADE

Uma ação preventiva a ser realizada pela prefeitura vai orientar crianças e adultos na Lagoa Encantada a respeito do uso indiscriminado do cerol em se tratando de soltar pipas. Amanhã, partir das 15h, fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública estarão presentes no local, a fim de coibir acidentes fatais e outras práticas perigosas.

“Após analisarmos um documento entregue pela ONG Obra Kolping, localizada nas proximidades, percebemos a preocupação em relação à prática deste esporte na região. Interessados em evitar acidentes graves como já acompanhamos em rede nacional, decidimos atuar de forma preventiva, orientando todos os presentes a respeito dos perigos do uso do cerol”, afirma Zilmar Dias da Silva, secretário-adjunto de Segurança Pública do município.

A ação é feita em parceria com a Polícia Militar e PM Ambiental e visa esclarecer os moradores e demais praticantes do esporte sobre a ilegalidade do uso do cerol para soltar pipas. Segundo Zilmar, fatalidades ainda ocorrem por falta de informação. “Conforme a Lei municipal n° 4.349/2003 e a estadual n° 8.845/2008, é proibido o uso dessa substância, tal como uso o da linha chilena. Se nos deparamos com esse tipo de material, faremos a apreensão, além da aplicação de multa. Queremos zelar pela vida de todos que transitam pela Lagoa”.

Além da segurança, a iniciativa visa coibir crime ambiental. Relatos foram feitos pela ong afirmando a presença de tartarugas na lagoa. “Segundo o documento, as linhas das pipas costumam machucar os animais”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE