O governo federal está prestes a receber o aval e colocar em leilão para a iniciativa privada um trecho das BRs-364 e 060 entre Mato Grosso e Goiás. A concorrência não tem data para ocorrer e, segundo informações do jornal Folha de São Paulo, pode demorar para sair do papel em decorrência da crise política instalada no país.
O trecho é um importante corredor para o escoamento de grãos e atraiu o interesse de várias empresas durante as audiências públicas. O trecho é considerado um dos mais viáveis entre os 11 trechos que o governo federal tenta conceder à iniciativa privada nesta segunda etapa de concessões. Na primeira etapa foram seis rodovias leiloadas, entre elas a BR-163 entre Sinop até a divisa entre Mato Grosso do Sul somando cerca de 800 quilômetros.
Segundo informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), este trecho a ser concedido tem 703,7 quilômetros e abrange 15 municípios de Mato Grosso (Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Garças e Alto Araguaia) e Goiás (Goiânia, Guapó, Varjão, Cezarina, Indiara, Acreúna, Santo Antônio da Barra, Rio Verde, Jataí, Mineiros e Santa Rita do Araguaia). A rodovia, que é importante para o escoamento de produtos agrícolas da região, está localizada na BR-364, do entroncamento com a BR-163 (Rondonópolis) até o entroncamento com a BR-060 (Jataí); e da BR-060, do entroncamento com a BR-364 (Jataí) até Goiânia.
A concessão consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade da rodovia. Estão previstos investimentos na ordem de R$ 5,46 bilhões, a serem realizados pela concessionária vencedora do leilão, que deverá duplicar 362,6 quilômetros do trecho.