Uma quadrilha composta por aproximadamente 6 criminosos roubou, hoje, duas aeronaves Cessna 206, prefixos PR XAU e PT KAI. Eles chegaram na pista de pouso entre Itaituba e Jacareacanga, no sudoeste paraense, na localidade conhecida como KM 180, que funciona como base de apoio e onde há com frequência pousos e decolagens.
Armados, eles renderam os cinco funcionários que trabalham na localidade e levaram as aeronaves, que estavam sendo usadas no transporte de pessoas e produtos para garimpos no Pará. Dois criminosos passaram a pilotar os Cessna e decolaram. Será investigada a hipótese de terem sido levadas para o exterior. Pelo sotaque de alguns assaltantes a polícia investiga se seriam bolivianos.
Em grupos de WhatsApp, pilotos que trabalham no Pará e Mato Grosso divulgam fotos dos aviões roubados e pedem apoio para que as autoridades sejam avisadas se houver alguma pista. "A gente está pedindo que alertem todos porque tem pistas de pousos em áreas rurais em várias localidades no Pará e Mato Grosso", disse um piloto, em um grupo, expondo a hipótese para reabastecimento.
Os dois aviões estariam com tanques cheios. Um piloto ouvido por Só Notícias informou que, nestas condições, voaria por aproximadamente "4 horas o equivale a 800 km se estaria full tanque (completo). É um avião com asa alta, decola em pousa em pistas pequenas, que não estejam em bom estado", explicou.
Não foi informado se os donos dos aviões residem no Pará e o valor de cada um.
(foto: reprodução)