Presidentes e dirigentes de partidos políticos, candidatos e lideranças dos municípios de Vera e Feliz Natal serão orientados hoje pela juíza eleitoral da Comarca de Sinop, Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva, e pela promotora eleitoral Januária Dorilêo Bulhões, sobre as mudanças na legislação eleitoral para a eleição de outubro. O primeiro encontro será em Feliz Natal, às 09:30 horas, e em Vera às 14:30 horas, ambos na câmara.
Os crimes eleitorais serão abordados pela promotora Januária Dorilêo Bulhões. Ela destaca que é preciso que os eleitores estejam conscientes das condutas que serão vedadas e possam combater a prática de boca de urna durante as campanhas e no dia da votação. “Vamos tentar esclarecer para que os eleitores tenham um voto consciente e não se vendam”, acrescentou.
Entre as práticas que não serão permitidas durante a campanha estão as reuniões de candidatos em residências, com jantares e música, shows em comícios, animadores de palco, anuncio da presença de candidatos em eventos e festas por locutores, patrocínio de candidatos em festas, entre outros. As carreatas estão permitidas, porém, não podem ter carro de som fazendo propaganda.
A promotora acrescenta que as fiscalizações devem ser rígidas e é necessário a participação da sociedade. Os encontros também acontecerão em União do Sul no dia 03, às 10 horas, em Cláudia, também no dia 03, às 15 horas, e em Santa Carmem, no dia 10, às 08:30 horas.