A 22ª Zona Eleitoral de Sinop possui o maior eleitorado do Estado. São 92 mil eleitores distribuídos, além de Sinop, nos municípios de Vera, Feliz Natal, Cláudia, União do Sul e Santa Carmem. Com objetivo de facilitar os trabalhos nestes municípios foi solicitado, em outubro passado, a criação de mais uma zona eleitoral em Sinop.
Mas, mesmo tendo o mínimo de eleitores exigido, 50 mil, para a criação de mais uma zona, a proposta ainda não foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O presidente do TRE, desembargador Antonio Bitar Filho, explicou, ao Só Notícias, os procedimentos necessários para a aprovação, mas disse que ainda não existe um processo para criação de mais uma zona eleitoral.
“Sinop já tem e já comporta mais uma (zona eleitoral), mas a possibilidade de criação depende da aprovação do Tribunal Regional Eleitoral, e também em submeter esse deferimento, essa apreciação, ao Tribunal Superior Eleitoral, ele é que vai dar a palavra final para se criar”, ponderou.
Outra possibilidade é o remanejamento de outras comarcas em que há mais de uma zona eleiroral. “Não podendo criar e o Tribunal vendo a necessidade e o volumoso número de eleitores de uma cidade, ele não cria mas ele remaneja de uma comarca que tem várias zonas”, acrescentou.
No ano passsado, cinco zonas foram remanejadas de Cuiabá e contemplaram outras cidade. Outra foi remanejada de Varzea Grande. Mas, para o desembargador, o ideal seria a criação de uma nova zona eleitoral, já que o procedimento favorece algumas localidades, mas descontenta outras. “Se for possível criar, sem tirar de outro lugar, seria muito mais interessante e confortável”, concluiu.
O pedido para a criação de uma nova zona foi feito pelo juiz Clóvis de Mello e autoridades locais no mês de outubro passado, durante a inauguração do novo prédio do Cartório Eleitoral em Sinop.