PUBLICIDADE

Crescem 15% as indenizações por mortes em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Mato Grosso é o segundo estado da região Centro-Oeste com mais indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) por mortes ocorridas em acidente de trânsito e por invalidez. Ao todo, 868 familiares de vítimas fatais foram indenizados pela seguradora, e 6.219 por invalidez permanente. Conforme os dados da Segurado Líder, os números representam um aumento de 15,1% nas indenizações por mortes, enquanto que houve queda de 24,6% nas indenizações por invalidez. Para especialistas em trânsito, o aumento de pagamentos por morte se deve principalmente à falta de consciência dos condutores.

No Estado o número de indenização por morte representa 27,6% das indenizações no Centro-Oeste e 2,5% no país, que passaram de 754 para 868 esse ano. Já em relação aos dados de invalidez, o Estado representa 24,2% e 2,5%, respectivamente, passando de 8.253 indenizações no mesmo período do ano passado para 6.219 esse ano.

Segundo o levantamento, as principais vítimas de acidentes de trânsito indenizadas pelo Seguro DPVAT no país são homens (75%), com idade entre 18 e 34 anos (49%). Entre as indenizações, 56% são pela morte dos próprios motoristas, sendo que 65% desses motoristas eram motociclistas. Outras 26% das indenizações são pelas mortes de pedestres e 18% passageiros. Nas indenizações por invalidez, os motoristas também correspondem ao maior percentual (58%), enquanto que os pedestres são 28% e os passageiros 14%.

O DPVAT traz ainda uma preocupante estatística. Em 74% das indenizações o veículo envolvido é a motocicleta. Dessas indenizações pagas no período, para acidentes com motocicletas, 79% foram para invalidez permanente e 7% para morte. O período com a maior incidência de acidentes envolvendo motocicletas indenizados por morte e invalidez permanente, foi ao anoitecer (24%) seguido pela tarde (21%).

O advogado especialista no seguro, Cristiano Barbosa confirma a estatística, já que parte de seus clientes são motociclistas. Conforme ele, além de ser o maior grupo, os motoqueiros são também as vítimas que mais ficam inválidas. “São inúmeros casos de pessoas que pilotavam moto e chegam a perder alguma parte do membro por conta de acidente”.

Nas indenizações pagas por Despesas Médicas (DAMS), Mato Grosso registrou queda de 3,4%. Foram 1.059 pagamentos nesse ano, contra 1.097 no mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número de internações no Pronto-Socorro de Cuiabá de janeiro a julho desse ano, 1.293 internações foram por acidentes de trânsito. Segundo dados do SIH-Datasus houve uma redução de 6,1% em relação ao mesmo período de 2016 (janeiro a julho de 2016). De janeiro a dezembro do ano passado, foram2.300 internações em decorrência de acidente de trânsito.

Os valores do seguro para cobertura em caso de morte e cobertura de Invalidez Permanente (de acordo com a gravidade das sequelas) podem chegar a R$ 13,5 mil por vítima. A cobertura de reembolso por despesas hospitalares tem valor máximo de R$ 2,7 mil, por vítima.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE