A movimentação de embarques e desembarques no Aerporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, continua registrando aumento contínuo. Até o mês de outubro foram 1.747.867 milhão de registros na movimentação de passageiros, número superior a todo o ano de 2009. Isso significa que em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 29,52%, maior que a média nacional divulgada pelo Ministério do Turismo, que ficou em 21,70%.
Os números acima acompanham a projeção registrada para todo o País e, especialmente, em Mato Grosso esse movimento tem apresentado nos últimos anos um crescimento além da média nacional, o que mais uma vez confirma a procura do Estado como um dos principais destinos de turismo de pesca e de ecoturismo. A capital mato-grossense, como principal destino indutor de turismo em Mato Grosso, recebe também inúmeros eventos nacionais como congressos, feiras e exposições movimentando na Capital os segmentos de hotelaria, bares e restaurantes e entretenimento, além de fomentar ainda mais a procura por destinos como o Pantanal e Chapada dos Guimarães.
Cuiabá é também um polo de turismo de negócios da região Centro-Oeste. Essa movimentação é registrada especialmente nos hotéis que mantém uma taxa de ocupação em torno de 80%. E com a realização da Copa de 2014, a ampliação do aeroporto Marechal Rondon torna-se peça fundamental e obrigatória para que se tenham estruturas adequadas ao fluxo de passageiros que irá chegar à Capital no período preparatório, durante e pós-evento da copa.
"O Estado vem organizando-se para fazer jus a novos investimentos e financiamentos para os diversos segmentos do turismo e fortalecimento deste setor economicamente. Estamos trabalhando para inserir Mato Grosso em lugar de destaque no turismo nacional e internacional", afirmou a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques.
A movimentação no maior aeroporto de Mato Grosso atesta para a urgente ampliação do local, tanto para embarque quanto desembarques de passageiros e melhor comodidade de quem utiliza o aeroporto diariamente. Entre os meses de setembro e outubro, o crescimento na movimentação de passageiros foi de 12%, o mesmo índice registrado nacionalmente. Em setembro foram 1.557.132 registros e outubro encerrou com 1.747.867.
Em 2009, 56 milhões de passageiros desembarcaram nos aeroportos nacionais, segundo informação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Para esse ano, a expectativa do Ministério do Turismo é que 2010 encerre com um movimento de 66 milhões de passageiros.