Durante a Operação Pente Fino, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA) vai vistoriar obras de construção civil, postos de combustíveis, comércio de defensivos, obras públicas, empresas que oferecem o serviço de provedor de internet, abatedouro de aves, indústria de gelatinas, condomínios verticais e loteamentos. Os trabalhos começaram ontem, e seguem até sexta-feira.
Ao todo, oito fiscais vão passar por esses locais em dias e horários aleatórios, com o objetivo de verificar se tem profissionais legalmente habilitados para executar atividades da engenharia, além da emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
O gerente de gerente de Fiscalização do Crea, Jackson Paulo da Conceição, explicou que “a ideia não é distribuir multas, mas sim fazer com que todos estejam regulados junto ao órgão, gerando segurança”. “O intuito é colaborarmos para que a cidade cresça de forma ordenada, com profissionais se responsabilizando tecnicamente pelos serviços prestados”. Não foi informado o número de locais que serão visitados.
Além de Sorriso, os municípios de Denise, Barra do Bugres, Santo Afonso e Nova Olímpia também estão sendo fiscalizados nesta semana. As ações de fiscalização do Crea tiveram início neste, e 27 municípios já foram fiscalizados, são eles: Chapada dos Guimarães, Distrito de Bom Jardim, São José do Xingu, São Felix do Araguaia, Santa Cruz do Xingu, Alto Boa Vista, Querência, Bom Jesus do Araguaia, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Tapurah, Itanhangá, Campo Verde, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Dom Aquino, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Jaciara, Brasnorte, Juína, Castanheira, Campos de Júlio, Comodoro e Sapezal.