O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA) divulgou, hoje, relatório técnico executado por um engenheiro civil especialista em estruturas metálicas e um doutor em engenharias estruturais sobre a queda do forro do aeroporto internacional em Várzea Grande, em setembro, durante fortes chuvas. Após vistoria no local e análise dos documentos apresentados, “houve falha técnica de projeto e não de execução. A avaliação relata falhas conclusivas para a queda do forro”, informa o CREA.
A principal causa foi a utilização de tirantes flexíveis e não fixos como utilizados nas estruturas antigas. “A utilização de tirantes flexíveis na parte externa do forro do aeroporto fez com que o vento empurrasse as peças do forro para cima que se deslocaram e criaram um efeito cascata”, explicou o presidente do Crea, engenheiro civil Juares Silveira Samaniego.
O laudo também aponta que não existe cálculos das ligações, meios utilizados, características dos parafusos e espessuras das chapas de ligação; não foram observados os coeficientes aerodinâmicos para o tipo de geometria adotada na construção e, não existe ensaio de túnel de vento, o que deveria ter sido levado em consideração na concepção inicial do projeto, de acordo com os engenheiros. “Verificamos que foram utilizadas normas ultrapassadas pela empresa que fez o projeto. Também não levaram em consideração a velocidade dos ventos na região que chegam a 34 metros por segundo e naquele dia tivemos ventos de 14 metros por segundo, de acordo com o comando da Aeronáutica”, citou o presidente do Crea.
A informação é da assessora do Crea Mato Grosso.