O filhote de coruja suindara (tyto furcata), também conhecida como coruja-da-igreja ou coruja-das-torres, foi encontrado, ontem à tarde, em meio a terreno baldio no bairro Rota do Sol. O caso foi relatado por moradores a equipe do Corpo de Bombeiros. Segundo o boletim de ocorrência, a ave estava em uma caixa de papelão.
Terceiros se prontificaram a transportá-la até o quartel e os militares acionaram a veterinária credenciada pela secretaria estadual de Meio Ambiente (SEMA). O espécime foi encaminhado a unidade de atendimento especializado.
Não foi verificado se o pássaro, que estava com aproximadamente 40 dias de vida, encontrava-se debilitado ou com ferimentos aparentes. Segundo dados do Governo Federal, a espécie varia entre médio a grande porte, podendo alcançar até 37 centímetros.
O animal está distribuído por todo a América do Sul, tendo como principais habitats o bioma do cerrado e regiões semi-abertas, nas dependências de habitações humanas. Seus hábitos são essencialmente noturnos e sua base alimentar consiste em pequenos vertebrados.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.