A presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, Beatriz Theodoro, recebeu o defensor público Air Praeiro. Foi tratada a participação do Tribunal no projeto Ribeirinho Cidadão, que leva atendimento nas áreas jurídica e de saúde, além de serviços sociais, à população do Pantanal mato-grossense.
A desembargadora explicou que por conta dos severos cortes orçamentários sofridos pelo Tribunal este ano (cerca de 52% nas verbas de custeio) a participação do órgão no projeto será menor. “É uma questão momentânea” esclareceu a presidente, que elogiou muito a ação realizada pela Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Justiça e parceiros.
A desembargadora confirmou presença durante a solenidade de lançamento do projeto, no próximo dia 12 de fevereiro.
O defensor Air Praeiro, idealizador do Ribeirinho Cidadão, lamentou a participação menor do Tribunal, mas entendeu a atual situação pela qual a instituição passa diante dos cortes. “Sinto por estamos atravessando essa turbulência, mas quero crer que seja passageira”, disse.
O projeto se inicia no dia 12 de fevereiro pelo município de Santo Antônio do Leverger. Ele é dividido em duas etapas: uma fluvial, que vai até dia 22, e a terrestre, que termina no dia 29. Ao todo, a perspectiva é visitar 46 comunidades localizadas às margens do Rio Cuiabá da região do Pantanal.