PUBLICIDADE

Corregedoria lança campanha contra violência sexual em MT

PUBLICIDADE

A Corregedoria Geral da Justiça, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) promove, na segunda-feira (19), o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e lança a Campanha anual “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. A solenidade ocorrerá às 14h, no fórum da capital. Todos os responsáveis que compõe a Rede de Atendimento e Proteção às crianças e adolescentes participarão. Na oportunidade será apresentado o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A programação desenvolvida pela Rede de Proteção prevê ações como panfletagens, afixação de cartazes, palestras em escolas das redes públicas, municipal e estadual, além de abordagens de conscientização em locais públicos, como o aeroporto e as rodoviárias. As ações serão constantes com ênfase no mês de maio e durante a Copa do Mundo, período que terá ampla programação. O objetivo é evitar ao máximo que os crimes sejam cometidos no âmbito de Mato Grosso.

Durante o lançamento da campanha, kits compostos por material esclarecedor sobre doenças sexualmente transmissíveis, exploração sexual e prevenção às drogas serão entregues. Outros kits com camisetas e coletânea de leis serão sorteados entre os cerca de 450 participantes.

A preparação para ações maiores está sendo conduzida pela Coordenadoria. A Oficina CIJ na Copa do Mundo sensibilizará a população sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes com foco nos eventos da Copa do Mundo. Agentes da infância, conselheiros tutelares, equipes do Creas e Conselhos de Direitos participarão da capacitação para o aprimoramento dos serviços prestados no combate aos crimes. A oficina ocorrerá na Escola dos Servidores do Poder Judiciário.

As ações também serão desenvolvidas pelos parceiros, dentre eles: O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cmdca), Conselho Estadual de Combate ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedeca) e o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (Pair) também são parceiros.

A campanha pretende a sensibilização da sociedade. Folders, cartazes, cartilhas e coletânea de leis fazem parte do material que vem sendo enviado às comarcas de Mato Grosso, Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Promoção Social, Conselhos Tutelares e Centros de Referências Especializados em Assistência Social (Creas).

Governo e empresas são convidados a conhecer a problemática e a assumir a sua responsabilidade diante dos abusos praticados contra as crianças e adolescentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE