A Corregedoria-Geral do Corpo de Bombeiros realiza este mês visita nas unidades do Estado para fazer a inspeção de controle e instrução das atividades de caráter disciplinar, administrativo e de Polícia Judiciária Militar. O objetivo é gerenciar os riscos e prevenir as transgressões disciplinares e crimes militares, melhorar a qualidade dos serviços públicos e fortalecer a imagem institucional.
Além disso, a corregedoria dos bombeiros quer interagir e fortalecer o vínculo com as unidades operacionais, levantar dados e subsídios para aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos, como planejamento de ações futuras, examinar documentos e procedimentos de justiça e disciplina, verificar a ocorrência de possíveis ameaças e vulnerabilidade de matérias atinentes. Além disso também está avaliando as condições de controle do arquivo dos procedimentos administrativos para melhorar o clima organizacional e aumentar o controle das atividades de correição funcional.
Segundo o coordenador adjunto da Corregedoria, tenente-coronel BM Dércio Santos, as visitas são uma forma de fazer a prevenção nas unidades. “Verificamos se os procedimentos aplicados nas unidades estão seguindo os ritos legais, senão há erros ou vícios nos procedimentos. Orientamos os militares para que mantenham a conduta militar dentro da moralidade e ética militar”.
A Corregedoria já realizou a visitação com palestras de prevenção no 3° Batalhão de Bombeiros Militar, em Rondonópolis e no 4° Batalhão de Bombeiros localizado em Sinop. Além das unidades independentes dos municípios de Campo Verde, Primavera do Leste, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Xavantina , Barra do Garças, Pontes e Lacerda e Cáceres. Nos próximos dias a Corregedoria passa pelas unidades de Alta Floresta, Colíder, Juína e Tangará da Serra, finalizando suas atividades nos batalhões da Capital e de Várzea Grande. As visitas tiveram início em abril e deve finalizar em junho.