Os corpos de duas mulheres que estavam no avião bimotor Seneca, que havia desaparecido na noite de sexta-feira, depois de decolar de Vitória em direção a Porto Seguro (BA), foram encontrados hoje, segundo a Infraero (Empresa de Infra-estrutura Aeroportuária). Seis pessoas estavam a bordo.
A Infraero informou ainda que destroços da aeronave também foram localizados. A Aeronáutica, que havia suspenso ontem as buscas, retomou hoje com três aviões a operação de localização do bimotor. O avião –prefixo PF-ISF– perdeu contato com os controladores de tráfego aéreo cerca de 13 minutos depois de decolar.
Durante todo o sábado, a FAB realizou buscas no litoral norte do Estado, entre as cidades de Aracruz e Linhares, com ao menos duas aeronaves. A aeronave era ocupada por Alduíno Coutinho de Souza, major-dentista da reserva da Aeronáutica, e cinco familiares –seriam mulher, dois filhos e duas noras. O grupo seguia para Porto Seguro (BA).
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que tanto a aeronave quanto o piloto estavam com a documentação em dia, embora o site da agência mostre informações defasadas de que o avião estaria em situação irregular.
Vôo
O avião havia saído de Minas em direção ao aeroporto de Jacarepaguá, no Rio, de onde decolou por volta das 14h de sexta para Vitória. Às 16h30, o bimotor pousou no aeroporto capixaba e permaneceu no local até as 19h37, quando decolou em direção a Porto Seguro. Treze minutos depois, a cerca de 36 quilômetros ao norte de Vitória, o avião desapareceu dos radares.
A previsão era que o bimotor chegasse a Porto Seguro por volta das 21h30. As buscas se concentram no norte do Espírito Santo, entre as cidades de Aracruz e Linhares. ‘Era um vôo noturno, mas toda a região é habitada. É área turística o norte do Espírito Santo e ninguém viu nada. A possibilidade de um avião desse ter caído no mar é alta’, disse o brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero.
Chuva
As condições climáticas no norte do Espírito Santo podem ter contribuído para o desaparecimento do bimotor. Em Aracruz, cidade ao norte do Estado próxima à área em que o bimotor se encontrava quando perdeu contato, o tempo estava nublado, com garoa e pancadas de chuva rápidas, porém de grande intensidade.