O corpo de Massami Uriu, um dos principais pioneiros de Sinop, é velado na câmara municipal, desde as primeiras horas desta quinta-feira (2). Ele faleceu nesta quarta de manhã, em Cuiabá, de complicações pulmonares. Conforme Só Notícias informou em primeira mão, Massami Uriu estava internado há cerca de 30 dias na UTI de um hospital na capital e, hoje de manhã, seu quadro agravou-se muito e ele não resistiu.
O prefeito Nilson Leitão decretou luto oficial de 3 dias. Para o prefeito, que era seu amigo, Massami era “homem íntegro e de grande caráter, que levou o nome de nosso município para o Brasil, quando participamos do brasileiro de futsal. É uma grande perda”.
O presidente da câmara, José Pedro Serafini, lamentou a morte de Massami e lembrou o período, em 1983, que ele assumiu vaga no legislativo sinopense. Massami Uriu disputou as eleições, ficou como suplente, mas assumiu por um período.
Massami Uriu tinha 67 anos e trabalhava diariamente em seu escritório de contabilidade, fundado na década de 70 (um dos primeiros da cidade) e que funciona na avenida das Acácias. Mas foi o esporte que tornou o franzino e sorridente palmeirense uma figura popular e muito querida, além de muito respeitada. Ele foi um dos fundadores do Sinop Futebol Clube (tricampeão mato-grossense da primeira divisão), responsável por Sinop participar, pela primeira vez, em 1985, do campeonato brasileiro de futsal. Foi homenageado com título de cidadão honorável de Sinop, recebeu a comenda Enio Pipino e seu nome foi colocado em duas competições organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes.
Massami era casado e pai do advogado e procurador jurídico do município, Helio Uriu.
(Atualizada às 00:20hs em 02/11/06)