O Corpo de Bombeiros de Sorriso iniciou, ontem, a operação Alvará Legal lll. O objetivo é fiscalizar edificações que não possuem preventivos ou que empresários tenham declarado, mas ainda assim não estejam regularizados. Atualmente, as empresas podem tirar o alvará provisório de forma on-line.
“O objetivo é fiscalizar as áreas de reuniões de público e considerando que existe procedimentos qualificados que a população tira o alvará provisório, que é declaratório e não precisa vir ao Corpo de Bombeiros para tirar, pois ele consegue tudo na internet”, explicou o tenente Daniel Alves.
De acordo com o tenente, a fiscalização segue durante o final de semana e encerra na próxima quarta-feira. “O Corpo de Bombeiros aqui de Sorriso já começou a fazer vistoria nesses locais e vamos continuar fazendo até quarta-feira da semana que vem. Estaremos no final de semana andando pela cidade, no período noturno e em locais que possuem reunião de público para verificar se todos os preventivos estão de acordo”.
A ação realizada busca fiscalizar aqueles locais de “reuniões de público” se estão de acordo com normas de segurança. “Considerando que ele faz de maneira remota e declara que tem os preventivos contra incêndio e pane, o Corpo de Bombeiros achou por bem com o retorno das atividades normais, já que as capacidades das edificações estão voltando ao normal. Vamos fiscalizar essas áreas que são consideradas procedimento simplificado, até 750 metros quadrados e vai fiscalizar se o empresário realmente possui aqueles requisitos mínimos”.
O tenente ainda ressaltou para aqueles empresários estarem regularizando as áreas para evitar notificações e até multas. “Os empresários que tiraram procedimento simplificado de reunião de público e que não comprarem os preventivos que declararam, que façam, porque estamos fiscalizando e se não houver vamos notificá-los e se já foi uma vez vai ser realizado o termo de multa”, finalizou.