O comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Herbert Paiva, se reuniu, esta tarde, com o presidente da Câmara de Vereadores, Dalton Martini, pedindo apoio dos vereadores junto a prefeitura para doação de um terreno visando a construção de novo quartel em Sinop. A estrutura atual é classificada "como batalhão, mas nossa estrutura atual está aquém desta realidade. Precisamos de estrutura física e humana para abrigarmos os novos oficiais, uma vez que é necessário alojamento para estes homens”, disse, ao Só Notícias.
De acordo com Herbert, o município receberá 25 novos bombeiros, "em breve", situação que será dificuldade pela falta de estrutura da atual sede. A estimativa para suprir a atual demanda em Sinop (socorro a vítimas de acidentes, afogamentos, incêndios e outros casos) seria necessária sede com pelo menos 5 mil m2.
Existe possibilidade de uma área (próxima a UFMT) ser doada por uma empresa imobiliária, em troca do terreno da antiga sede dos militares, na rua João Pedro Carvalho. Porém, os bombeiros têm intenção de ficar com quartel atual e transformá-lo em posto avançado.
Herbert explicou que para manter o atendimento à população a intenção é manter várias bases pela cidade.
“Faríamos um sistema em que vários postos seriam implantados para facilitar a chegada no local de acidentes, por exemplo. A grande questão é o tempo que se demora para chegar no local da ocorrência, pois vidas dependem disso. Por isso precisamos destes postos, que devem ser expandidos à medida que a cidade cresce”, afirmou. Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Sinop conta com 42 soldados e oficiais.
A visita à câmara também foi alusiva à comemoração de 50 anos do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso. Na próxima segunda-feira (25), os militares receberão moção de aplauso durante a sessão da câmara.