As forças especializadas de segurança da Polícia Militar, formadas por 753 homens e mulheres dos batalhões do Bope, Rotam, Cavalaria, Trânsito, Ambiental e Guarda, têm novo comandante. O coronel Edgar Maurício Monteiro Domingues, 43 anos, tomou posse, ontem à noite, na sede do Bope, em Cuiabá. Maurício assumiu o cargo em substituição ao coronel Jorge Antônio Paredes, que estava no Comando Especializado (Cesp) havia pouco mais de dois anos.
O novo comandante está retornando à capital depois de quase um ano à frente 4º Comando Regional, sediado em Rondonópolis. Recém-promovido ao posto máximo na carreira na PMMT, ele agradeceu ao convite do comandante-geral, coronel Gley Alves de Almeida Castro, e disse que seu compromisso é fazer com que as tropas especializadas dêem o melhor de cada uma delas em prol da segurança da sociedade mato-grossense.
Além da certeza de uma atuação forte na repressão à criminalidade, o coronel Paredes disse que deixa o comando com a mesma integridade de quando assumiu, porém um ser humano melhor, levando consigo um grande aprendizado. Paredes assumirá a Diretoria de Administração Sistêmica (DAS), no Comando Geral da PMMT.
O comandante-geral, coronel Alves, elogiou o trabalho dos coronéis sucedido e sucessor e agradeceu ao coronel Maurício por aceitar o convite. Alves observou que as promoções nos quadros da PMMT, como aconteceram no dia 5 deste mês, como parte das celebrações dos 181 anos da instituição militar, abrem novas oportunidades nos comandos das unidades policiais.
Alves destacou as melhorias implementadas pelo Governo do Estado na Polícia Militar, citando exemplos do reforço do efetivo, com o ingresso de quase 2 mil policiais; a aquisição de viaturas, como as caminhonetes e motocicletas entregues aos batalhões especializados, além de armamentos, coletes balísticos, entre outros.
O secretário de Segurança Pública Rogers Jarbas destacou o trabalho intenso de prevenção e combate à violência desenvolvido pelo coronel Maurício no comando do 4º CR, responsável pelo policiamento de Rondonópolis e outros 15 municípios da região sul. Rogers lembrou da importância dos batalhões especializados tanto na prevenção como repressão ao crime.
Outras autoridades prestigiaram a solenidade de comando do Cesp, entre as quais o secretário-adjunto de Integração da Sesp, coronel Rhaygino Setúbal; o subchefe de Estado Maior da PMMT, coronel Jadir Metello da Costa; o corregedor-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Siqueira Júnior.