Secretários de Agricultura e Meio Ambiente de 13 municípios do Nortão se reuniram em Sorriso, na sexta-feira, para formar a câmara setorial que buscará resolver, em conjunto, as questões do setor ambiental. A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Luciane Copetti, foi eleita presidente, por unaminidade. A intenção é começar a implantar imediatamente nos municipios o mesmo modelo ambiental desenvolvido em Lucas, que vem servindo de modelo nacional. As acões ambientais necessárias (levantamento e posterior marcação das áreas de preservação permanente, mudanças internas nas secretarias para adequação e realização dos trabalhos devem ser iniciadas.
O projeto desenvolvido em Lucas recebeu o nome de ‘Lucas do Rio Verde Legal’. Começou a ser executado há um ano e tem como objetivo regularizar as áreas de preservação nas propriedades do município, que tem a atividade agrícola como base da economia. Foram detectadas 694 nascentes nas cerca de 700 fazendas. Os limites legais foram levantados por imagens georeferenciadas e os mapas das propriedades podem ser adquiridos pelos agricultores, que são orientados a adotarem medidas para recuperá-las e preservá-las.
“Nesta semana já estaremos com o plano de metas pronto”, informou o secretário executivo do consórcio, Paulo Roberto Ferreira. Os municípios fazem parte do Cidesa – Consórcio de Desenvolvimento do Alto Teles Pires, presidido pelo prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato.