O burburinho de estrangeiros no centro histórico de Cuiabá cria um clima de euforia entre comerciantes, donos de lanchonetes e agentes de turismo. Os turistas brasileiros e também aqueles que vieram de muito longe aumentaram as vendas das lojas que vendem artigos com temas da copa e ainda levam centenas de estrangeiros às agências de turismo para conhecer principalmente o Pantanal, destino turístico mais procurados pelos estrangeiros.
Investir na preparação para a Copa do Mundo em Cuiabá foi um ótimo negócio para os comerciantes, segundo o presidente da Associação de Lojistas do Centro Histórico, João Batista. Ele acredita que as vendas já tiveram um incremento em cerca de 40%. Em sua loja, situada no calçadão da Ricardo Franco, está repleta de modelos com as cores da bandeira.
A moda verde e amarela que também agradas os turistas estrangeiros. "Meu estoque zerou e já mandei buscar mais produtos. Todos passam aqui e compram alguma coisa. Os chilenos principalmente fizeram a festa nas lojas do calçadão. O turista anda no centro e favorece todo mundo”.
Nos shoppings o movimento é intenso. A gerente de marketing de uma das unidade explicou que o movimento das lojas e Praça de Alimentação aumentou em cerca de 20%. “Aqui eles retiram o ingresso para o jogo, comem e fazem compras. É só andar por aqui para ver chilenos, coreanos, japoneses, ingleses e russos”.
O clima de festa já contagiou as agências de turismo que enxergam na copa uma ótima oportunidade de divulgação. O carro chefe de Mato Grosso é o Pantanal, mas outros destinos como Nobres, Chapada e Jaciara também chamam atenção. O presidente do Sindicato das Agências de Turismo de Mato Grosso, Oiran Ferreira, afirmou que a procura pelos pontos turísticos de Mato Grosso cresceu muito e têm agradado os turistas. “Estávamos com medo das críticas, mas os turistas estrangeiros gostaram muito de conhecer e só elogiaram. Muitos estrangeiros vieram só para passear. E claro, a hospitalidade do povo cuiabano agradou a todos”.
Para o dono de uma agência de turismo, Luciomar Bastos, o grande legado da copa para o turismo de Mato Grosso será a propaganda em outros países. “Nossos destinos estão sendo divulgados no mundo todo. A maioria dos torcedores são homens que vêm para ver jogos, mas mesmo assim estamos fazer muitos programas de um dia inteiro. Acredito que muitos deles vão voltar em outra oportunidade”.
A rede hoteleira também faturou com a chegada do Mundial. As empresas já trabalham com lotação máxima. Foi o que informou o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Cuiabá (SHRBS-MT). “Estamos com lotação máxima em nossa rede. A maioria é de torcedores estrangeiros que virão prestigiar suas seleções”, afirmou Faiçal Fares, assessor do sindicato. O gerente do hotel que hospedou a seleção da Coreia, Marcelo Mesquita, garantiu que o movimento está ótimo. Segundo ele, a receptividade do povo cuiabano agradou os estrangeiros. “Muitos ainda pretendem ficar um pouco mais para aproveitar a cidade”.