PUBLICIDADE

Coordenador de distrito em Mato Grosso fica refém de índios

PUBLICIDADE

O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Santo Félix do Araguaia, Milton Martins de Sousa, foi feito de refém pelos índios da etnia Karajá. Ele estava na unidade, ontem, quando um grupo de indígenas chegou e o levou para uma aldeia, localizada na Ilha do Bananal, que fica na divisa entre Mato Grosso e o Tocantins.

De acordo com informações do O Repórter do Araguaia, as lideranças indígenas exigem a presença do secretário Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, para ouvir suas reivindicações. “Não estamos para brincadeira. Estamos aguardando a presença de Antonio Alves”.

Eles disseram que não irão machucar o coordenador, mas que ele só será solto com a chegada do secretário e com o compromisso de atender as reivindicações. Os índios reclamam do descaso com a saúde na região como a falta de atendimento adequado nas aldeias, falta de medicamentos e condições melhores nos postos.

O Ministério da Saúde já está ciente da situação, porém, até o momento, não foi repassada as medidas que serão tomadas.

O Distrito Sanitário da região atende 15 aldeias, sendo sete de Mato Grosso e oito do estado vizinho. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estima que vivem três mil indígenas nesta região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE