Duas mobilizações marcaram o primeiro dia de viagem da caravana de Mato Grosso que está indo a Santarém (PA) participar do Seminário “Plano BR-163 Sustentável: entraves, desafios e expectativas”, na quinta (30) e sexta-feiras. Ontem, em Sinop, cerca de 30 pessoas distribuíram panfletos e conversaram com centenas de motoristas de veículos na rodovia, mostrando que o mesmo movimento social que aprovou o Plano de ações para a área de influência BR-163 do governo federal quer não só o asfalto mas também as outras 200 ações previstas.
Na parte da tarde, em Guarantã do Norte, houve audiência na câmara foi explicado o Plano BR-163, lançado em junho de 2006 mas com poucas ações executadas, e as reivindicações da sociedade civil.
A caravana de Mato Grosso, com 30 pessoas entre assentados, agricultores familiares e militantes de ONGs e movimentos sociais são dos municípios de Cuiabá, Jangada, Rosário Oeste, Diamantino, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Paranatinga, Lucas do Rio Verde, Vera, Alta Floresta, Carlinda, Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte. A caravana segue viagem no Pará onde novas mobilizações devem ser feitas até a chegada em Santarém, no dia 29.
O seminário é promovido pelo Consórcio pelo Desenvolvimento Socioambiental da BR-163 (Condessa), com apoio dos projetos Fortalecimento da Participação Social no Plano da BR 163 (PROFOR) e Diálogos, o evento contará com a participação de representantes da sociedade civil de Mato Grosso e Pará (ribeirinhos, extrativistas, agricultores familiares, indígenas, quilombolas e ambientalistas) e dos governos federal, estadual e local.