Dia de Cooperar, ou Dia C, é uma iniciativa das cooperativas de todo o país e tem como objetivo promover ações de responsabilidade social e colocar em prática os princípios e valores do cooperativismo por meio do voluntariado. O movimento tem como ponto de partida o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em 1º de julho, mas no Sicredi, as ações se estendem ao longo do ano. Seguindo a programação, a cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR realiza o “Sicredi na Comunidade 2023” neste sábado (16) das 7h às 11h na Praça da Juventude, em Sorriso.
Como parte da programação do sábado haverá serviços gratuitos como corte de cabelo, design de sobrancelha, massagem, triagem de visão, aferição de sinais vitais, orientações de educação financeira e profissional (como banco de currículo e formalização de empresas). Além disso, haverá recreação para os pequenos e atividades esportivas. Durante o evento, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizará arrecadação de fraldas infantis e geriatricas e itens de higiene pessoal. A entidade, com o objetivo de arrecadar fundos para manutenção, também estará vendendo produtos como pães, bolos, entre outros.
A cooperativa também oferecerá orientação profissional para a comunidade por meio de palestras, que levam os temas “Crie seu currículo você mesmo” com início às 8h30, “Recolocação no mercado de trabalho” às 9h, “Vou ter uma entrevista de emprego, e agora?” às 9h30, e “Programa de Jovem e Estágio”, às 10h30.
“Na primeira edição do Sicredi na Comunidade, no ano passado, foram realizados mais de mil atendimentos com a participação de mais de 270 voluntários dispostos a entregar algo de volta para a comunidade. Nosso objetivo é, principalmente, atender as famílias e pessoas que precisam desses serviços e que têm dificuldade de acesso a eles”, pontua o gerente da agência Sicredi Centro Sul, Marcelo Rossato.
Outra ação será a campanha de doação de sangue, a partir da próxima segunda-feira (18) e vai até dia 22, no Hospital Regional de Sorriso,das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para doar, a pessoa deve estar saudável e bem alimentado, ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 51 kg.
A informação é da assessoria