Um termo de cooperação entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Resíduos Sólidos, com a Prefeitura de Colíder vai facilitar a coleta seletiva de lixo no município. O termo foi assinado no dia 27 de fevereiro – termo de cessão de uso nº 001/2009/ SEMA – e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 10 de março. A máquina prensa será usada na usina de triagem do município com objetivo de facilitar a coleta seletiva do lixo pelos catadores.
A Coordenadoria de Resíduos Sólidos, vinculada a Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços da Sema, adquiriu a prensa que foi enviada à Prefeitura de Colíder, responsável pela manutenção e acompanhamento do trabalho que será desenvolvido na usina de triagem.
“O equipamento vai facilitar o programa da coleta seletiva no município, auxiliando na coleta do lixo reciclável, diminuído para o catador a quantidade de frete e transporte. Além disso, trará motivação para os profissionais, fortalecendo a atividade e melhorando as condições de trabalho e rentabilidade”, explicou o prefeito de Colíder, Celso Banazeski.
De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos, Urbanos e Hospitalares, Márcia Santos, o termo prevê a cessão de uso exclusivo e gratuito, por tempo indeterminado pela Prefeitura de Colíder e a máquina prensa é a modelo Fardo Eletro Hidráulica Vertical PHV 15 toneladas.
A coordenadora de Resíduos Sólidos da Sema, Solange Fátima de Oliveira Cruz informou que outra máquina prensa foi adquirida pela Sema e será utilizada pela Cooperativa dos Trabalhadores e Produtores de Materiais Recicláveis (Coopemar), de Cuiabá. Também já foi assinado um termo de cooperação técnica com a cooperativa que reúne mais de 70 cooperados.
Em Cuiabá, segundo dados da prefeitura, são produzidas cerca de 450 toneladas de lixo por dia e, 70% desses resíduos podem ser reciclados. Atualmente, apenas 5% são aproveitados. Todo o resto é encaminhado para o aterro sanitário da cidade.