A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) iniciou nova fase de atuação em virtude do final do exercício de 2015. Trata-se de etapa em que a força de trabalho do órgão estará ainda mais direcionada ao controle interno preventivo das despesas públicas junto aos órgãos e às entidades do Poder Executivo Estadual. O objetivo é contribuir para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Assim, para esta nova fase, a CGE tem novo secretário-adjunto de Auditoria. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado, que circula hoje. A auditora do Estado Kristianne Marques Dias assume como adjunta em substituição ao também auditor Eldemir Pereira de Oliveira. Formada em Ciências Contábeis e servidora de carreira da CGE desde 2010, Kristianne atuou por dois anos como superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle, setor ao qual compete supervisionar as atividades das Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) dos órgãos e das entidades.
Destaque para a atribuição de coordenar a elaboração e monitorar o cumprimento dos Planos de Providências elaborados para corrigir apontamentos de auditoria dos controles interno (CGE) e externo (TCE, MPE, CGU etc), bem como de avaliar o Sistema de Controle Interno dos órgãos e entidades nas suas áreas de competência.
“Devido à sua experiência com as Unisecis, a ideia agora é fortalecer o relacionamento com órgãos, visando à atuação preventiva na aplicação do dinheiro público, com base na legalidade, economicidade e eficiência da gestão. Entretanto, paralelamente, os trabalhos de auditoria prosseguem”, argumenta o secretário-controlador geral do Estado Ciro Rodolpho Gonçalves.
Formado em Engenharia Civil e auditor do Estado também desde 2010, Eldemir foi destacado como adjunto de Auditoria no começo do ano para reforçar a estratégia de auditorias nas obras públicas, especialmente da Copa do Mundo e do antigo MT Integrado (atual Pró-Estradas), a fim de traçar um panorama dos contratos sobre este tema à atual gestão. Agora ele retorna à equipe de Obras e Serviços de Engenharia para fortalecer os trabalhos de auditoria nesta área.