O cônsul japonês, Tsuyoshi Narita (diretor geral do Departamento Consular de São Paulo), veio ao Palácio Paiaguás para agradecer o empenho nos preparativos para o primeiro Festival do Japão em Cuiabá. Nesta sexta-feira (23), o cônsul se reuniu com representantes do Governo do Estado e prefeitura de Cuiabá e destacou que o evento vai estreitar laços econômicos e culturais entre os dois países.
Para Tsuyoshi Narita, esta festa é apenas o ponto de partida para que Brasil e Japão fortaleçam relações e até o mesmo o turismo seja fomentado. "Este evento cultural abre outros caminhos, como relações econômicas, culturais e o turismo. Vim até aqui para agradecer o empenho na organização e pedir que todos se unam para que o evento seja um sucesso", disse o cônsul.
O secretário de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção, afirmou que a prefeitura está engajada para execução do evento e acrescentou que a festa será um momento marcante para Mato Grosso e comunidade nipônica. Em nome da Secretaria de Cultura de Mato Grosso, o chefe de gabinete, João Carlos Laino, afirmou que a secretaria apoia toda a oportunidade de fomentar a cultura no Estado. "Estamos de corpo e alma e com muita satisfação neste projeto", afirmou.
Os três dias de festa vão ocorrer, em 30 de setembro e 2 de outubro, na Praça Santos Dumont, em Cuiabá. As programações vão ocorrer entre às 19h e 23 horas com apresentação de danças folclóricas típica do Japão e cantores que interpretam músicas japonesas. Também será realizado o ‘Miss Nikkey 2011", que vai escolher a mais bonita representante da colônia japonesa do Estado.
O intercâmbio cultural ficará completo coma inclusão de danças e músicas típicas de Cuiabá na programação. Entre parcerias públicas e privadas serão investidos cerca de R$ 240 mil, dos quais cerca de R$ 100 mil serão investidos pelo Governo de Mato Grosso.