A edificação do viaduto da Dom Orlando Chaves/FEB, em Várzea Grande, obra que integra o pacote de travessia urbana, avança com a execução de 50% da etapa de fundação. Três dos seis blocos que deverão compor a estrutura de sustentação dos pilares e vigas do elevado estão em fase de concretagem.
O canteiro de obras está localizado no entroncamento da av. Miguel Sutil com a av. da FEB e, após a conclusão do viaduto, será solucionado os conflitos de trânsito na Dom Orlando Chaves com a av. da FEB."As intervenções de travessia urbana darão mais agilidade no fluxo de veículos em Cuiabá e Várzea Grande, melhorando o deslocamento em importantes pontos das duas cidade. Além de um bom padrão de mobilidade urbana para Copa do Mundo, essas obras serão um importante legado para população", explica o secretário adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander.
Dentro do pacote de travessia urbana, além do viaduto da Dom Orlando Chaves/FEB, estão em andamento a construção das trincheiras Jurumirim/Trabalhadores, Santa Rosa e Verdão, o viaduto do Despraiado e o Complexo Viário do Tijucal.
Com 153 metros de extensão a obra do viaduto da Dom Orlando Chaves/FEB inclui ainda a recuperação da via no entroncamento da Rodovia Mário Andreazza (MT-444) até a entrada do bairro Cristo Rei, totalizando 2,9 Km de extensão. Orçada em R$ 16, 7 milhões, a obra está sob responsabilidade da construtora vencedora da licitação. O prazo para conclusão do empreendimento é dezembro deste ano.
As obras de travessia urbana na capital mato-grossense são resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado de Mato Grosso, na ordem de R$ 165 milhões. Essas intervenções abrangem os trechos urbanos de três rodovias federais (BRs 364/163/070), que englobam as avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB.