O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), Jorge Assef, solicitou ao delegado adjunto da Receita Federal em Mato Grosso, Paulo Borges, melhoria no atendimento aos contabilistas. Segundo Assef, os profissionais reclamam da falta de agilidade nos serviços prestados. “Os procedimentos dos escritórios de contabilidade emperram em função da demora da resposta da Receita para algumas questões”, justificou.
Paulo Borges explicou que é impossível otimizar os serviços antes da contratação de funcionários. Ao reconhecer o quadro reduzido de servidores no órgão, disse que não há data prevista para realização de concurso público. O delegado adjunto explicou ainda que a regional adequou o atendimento à sistemática de Brasília, o que contribuiu para o atraso.
O presidente do CRCMT questionou o procedimento adotado. “Se o contabilista precisa protocolar quatro processos na Receita, ele recebe apenas dois, porque precisa manter a meta de atendimentos. Mas é uma medida maquiada porque os outros dois processos ficam acumulados”, lamentou.