A reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual de Mato Grosso foi adiada. Uma fonte de Só Notícias informou que o 3º Congresso Universitário, realizado em Cuiabá durante sete dias deste mês, acabou “sobrecarregando” o trabalho da assessoria pedagógica.
Com isso, a reunião prevista para começar na última terça-feira (28), às 8h, no campus de Cáceres, foi adiada para os dias 5 e 6 de dezembro. No total, 50 conselheiros devem votar, entre os diversos assuntos, sobre a implantação de alguns cursos na região Norte.
Uma das cidades que deve ser mais beneficiada é Lucas do Rio Verde. O Consuni irá avaliar a implantação de dois cursos superiores (Engenharia de Alimentos e Engenharia Civil) na modalidade fora de sede. Para o município, também será votada a implantação de um curso tecnólogo em Agronegócio.
Ainda está na pauta do Consuni a implantação de um curso turma única de bacharelado em Agronomia, em Colíder; Arquitetura e Urbanismo, em Sorriso (modalidade fora de sede); superior de Tecnologia em Gestão Comercial, em Matupá; além de outros em cidades como Rondonópolis, Água Boa, Alto Araguaia e Cuiabá.
O Consuni é formado por professores, técnicos e estudantes. A reitora da Universidade, Ana Di Renzo, é presidente do Conselho e tem voto de minerva. Para que os cursos sejam implantados é necessária a maioria dos votos (dois terços).