16 novos conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de Mato Grosso serão eleitos no próximo dia 17. Essas eleições serão para definir os membros de dois terços de todo o plenário do CRC do mandato 2006/2009.
O voto é obrigatório para todos os contabilistas que estiverem em situação regular quanto a débitos, junto ao CRC. Ao todo, cerca de 3,5 mil profissionais deverão votar, aproximadamente 250 de Sinop.
Quem não votar e não justificar a falta em até 30 dias após as eleições, será penalizado com multa no valor de R$ 83,1.
Para as eleições, o Tribunal Regional Eleitoral (TER) de Mato Grosso disponibilizará urnas eletrônicas e nos municípios onde o acesso é restrito, serão usados os votos por correspondência, nos quais o eleitor usará cédula única remetida pelo CRC, colocando-a em sobrecarta comum opaca, dentro de outra maior, em cujo verso deverá constar o nome por extenso, em letra de forma, assinatura, o número de registro no CRC/MT e endereço do votante.
Duas chapas concorrem as eleições. A chapa 1 é composta pelos membros efetivos contadores Bismarck Benetti Barbosa, Luiz Carlos Taques de Andrade, Simone Cristina de Castro Wojcicki, Maiza de Barros Bumlai e Remício Gonçalves da Silva e técnicos contábeis Clarice Caliari Rebolla, Paulo Roberto Bertolucci Teixeira e Tadafumi Takakura. Ainda, os membros suplentes desta chapa são os contadores João Santana de Proença, João Soares da Costa, Ignez Amélia Barbosa de Campos, Wander Bosco Souza do Prado e Amauri Anilson Menacho e técnicos contábeis Antonio Donizete Cavalaro, Antonio José de Faria e Expedito Maurício Pereira.
A chapa 2 é composta pelos contadores Ivan Echeverria, Manoel Lourenço de Amorim Silva, Átila Pedroso de Jesus, Aroldo de Luna Cavalcanti e Edson Rodrigues Portela e técnicos contábeis Wania Terezinha Gayva, Anderson Sampaio de Oliveira e Emília de Oliveira Furlaneto, como membros efetivos. Os membros suplentes são os contadores João Paulo Fortunato, Márcia Cristina Leite Cavalcante, Roberto Carlos de Figueiredo, Elizandra Andreolla e Sandra Maria Santana e técnicos contábeis Valdir Pereira Mozer, Edier Martins e Mauro Nascimento de Almeida.
Em Sinop, as eleições serão realizadas na sede da delegacia do CRC, na rua das Aroeiras, 58, Centro, das 09:00h às 17:00h. A eleição também ocorrerrá em outros municípios do Norte de Mato Grosso, sendo Alta Floresta, Colíder, Diamantino, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Sorriso e Tangará da Serra. Após a definição dos conselheiros, os eleitos votarão no novo presidente do CRC/MT, no dia 2 de janeiro de 2006. O atual presidente do conselho é Ironei Marcio Santana.