O Conselho da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) comunicou hoje a aprovação de uma moção em defesa da democracia e contra a instauração do regime militar no Brasil, iniciado a partir de 1964 e que completou 60 anos este ano. O documento foi aprovado pelos membros e é assinado pelo presidente do conselho, professor Evandro Soares.
O documento aponta que o objetivo é se manifestar de “forma enfática e veemente em defesa da democracia e do Estado de Direito, especialmente neste momento em que assistimos ataques constantes e contundentes contra o Estado Democrático, como vimos na intentona ocorrida no dia 8 de janeiro de 2023. Do mesmo modo, repudiamos de maneira categórica toda e qualquer forma de autoritarismo”.
O golpe de 1964 resultou na deposição do presidente João Goulart e na instauração de um regime militar que durou até 1985. Iniciado em 31 de março de 1964, o golpe teve apoio de militares, empresários e parte da classe média, e caracterizou-se pela censura, repressão política, perseguição a opositores e supressão de direitos civis.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.