O conselheiro federal Francisco Torres Esgaib, de Mato Grosso, foi o relator do processo de seleção da lista sêxtupla que será encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para preenchimento de uma vaga da OAB pelo quinto constitucional. A ele coube analisar cada uma das 21 inscrições, dando parecer também sobre impugnações e recursos. “O prazo foi exíguo e exigiu um esforço muito grande, por se tratar de grandes currículos e, acima de tudo, pela importância das indicações feitas pela Ordem ao STJ” – explicou
Em sessão extraordinária, a Ordem definiu a lista que será encaminhada ainda nesta segunda-feira ao presidente do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro. Posteriormente, os ministros reduzirão a lista para três nomes e, dentre esses, o presidente da República escolherá o futuro integrante da Corte.
Foram aprovados pelo Conselho Federal da OAB: Roberto Gonçalves de Freitas Filho (PI), Flávio Cheim Jorge (ES), Marcelo Lavocat Galvão (DF), Orlando Maluf Haddad (SP), Cezar Roberto Bitencourt (RS) e Bruno Espiñeira Lemos (BA).